Seja bem-vindo. Hoje é .

ÚLTIMA POSTAGEM


Polícia Militar se prepara para temporada de praias no Tocantins e dá dicas de segurança

Policiamento de Praia em Araguatins (Ascom 9º BPM)
A Polícia Militar do Tocantins (PMTO) iniciará no dia 1º de julho, a Operação Temporada de Praia 2017, que se estenderá até o dia 06 de agosto, com o objetivo de garantir a segurança nas praias do Estado, que receberão programação oficial. Serão desenvolvidas atividades de policiamento de caráter preventivo, ostensivo e educativo e/ou repressivo com vistas a inibir e coibir práticas de crimes comuns e ambientais, visando garantir a segurança, o bem-estar e a tranquilidade social dos banhistas e frequentadores de um modo geral das praias tocantinenses.

No mês de julho, em todo o Tocantins, ocorrem as programações da temporada de praias na afluência dos rios Araguaia e Tocantins. Durante os fins de semana, ou até mesmo no decorrer da semana, as famílias acampam para aproveitar as diversas praias da região, como também os eventos de grande porte que atraem uma grande aglomeração de pessoas. Possibilitando assim uma maior probabilidade de ações criminosas. 

Assim como acontece todos os anos, a Polícia Militar, por meio do dos Comandos de Policiamento da Capital, do Interior e Especializado, organiza um esquema de policiamento específico para o período, com apoio de policiais militares do serviço administrativo de todas as unidades, que reforçam o contingente de policiais durante a operação. Policiais militares do Quartel do Comando Geral da PM (QCG), em Palmas, também serão enviados às cidades do interior onde há a probabilidade de maior concentração de público durante a temporada. 

Durante a Temporada de Praia 2017, a Polícia Militar atuará de forma integrada com demais órgãos e instituições envolvidas na manutenção da ordem pública e na garantia do exercício da cidadania. Os policiais militares atuarão em todas as frentes de serviço, tanto no policiamento ordinário que continua de forma efetiva, quanto no policiamento nas entradas e saídas das cidades, e ainda nas praias que receberão estrutura e investimento para a temporada. As datas de programação oficial nas praias variam conforme o planejamento feito pela Prefeitura Municipal de cada localidade.

“A População do Tocantins e os turistas que visitam nosso estado nessa temporada de praias podem contar com o apoio da Polícia Militar, que já está preparando um esquema de policiamento especial nesse período, assim como acontece todos os anos. Garantir que todos possam se divertir com tranquilidade e segurança é o nosso trabalho, e será desenvolvido na melhor forma possível com o apoio dos órgãos parceiros”, destacou o comandante geral da PMTO, coronel Glauber de Oliveira Santos.

Dicas de segurança

Em Casa: 
·      Não comente sua viagem perto de pessoas estranhas;
·     Não divulgue sua viagem nas redes sociais. Deixe pra contar quando já estiver de volta;
·   Deixe seus contatos com um vizinho de segurança e informe sobre a viagem;
·     Só deixe a chave de sua casa com pessoas de sua absoluta confiança e deixe o telefone dessa pessoa com o vizinho, para caso de alguma emergência;
·     Se você mora em condomínio, informe ao síndico quem está autorizado a entrar em seu apartamento ou casa;
·   Peça para alguém de confiança recolher a correspondência e visitar o imóvel de vez em quando;
·   Não deixe luzes acesas, pois durante o dia significam a ausência de pessoas;
·  Não deixe em casa dinheiro ou objetos de valor como joias, prefira bancos ou empresas privadas.

Na estrada:
· Antes de viajar faça uma revisão no seu veículo e verifique os equipamentos de segurança, como extintor de incêndio, macaco, estepe, setas, luz de freios, faróis, para-brisas;
·    Certifique-se que a documentação do veículo e do condutor esteja em dias;
·      Não utilize bebidas alcoólicas durante a viagem;
·      Respeite os limites de velocidade;
·      Mantenha a distância segura entre veículos e evite acidentes;
·      Na dúvida, deixe a ultrapassagem para depois;
·      No veículo, evite distrações;
·      Ao dirigir na estrada, respeite seus limites;
·      Acomode as crianças nos assentos especiais, conforme a idade.

Na praia:

·   Não leve grandes quantidades de dinheiro, sempre que possível opte pelo uso de cartões;
·      Não informe a senha do cartão a estranhos;
·      Evite portar objetos de valor, como joias, câmeras, celulares ou tablets;
·   Estacione seu veículo em locais devidamente identificados e não deixe objetos de valor em seu interior;
·      Identifique as crianças e oriente para que procurem um policial militar ou bombeiro, caso necessário. Fique de olho nos pequenos;
·     Evite brigas, hostilidade e confusões com as pessoas;
·     Em caso de brigas ou tumultos afaste-se do local;
     ·    Não reaja a roubos, deixe isso com a PM. Sempre haverá um policial                militar perto de você! (Ascom PMTO)

Postar um comentário

0 Comentários