Seja bem-vindo. Hoje é .

Anúncio

PM e SSP criam Conselho de Segurança após realização de curso de Agente Comunitário de Segurança em Araguatins

ASCOM/9º BPM – 23/10/2017 – Por meio do 9º Batalhão da PM, a Polícia Militar realizou neste último final de semana mais um Curso de Agente Comunitário de Segurança no estado do Tocantins. Araguatins foi beneficiada com a 33ª edição.

Na sede do 9º Batalhão, através da Assessoria de Polícia Comunitária, representada pelo seu assessor, capitão PM Thiago Monteiro Martins, o evento teve início às 19h e foi até às 22h de sexta-feira, 20. Contou com a presença do comandante da Unidade, major Valdeonne Dias da Silva acompanhado do subcomandante do Batalhão capitão PM Frank Cinatra de Sousa Melo e demais militares. No sábado, 21, o curso se deu das 08h às 12h, no auditório do quartel.

Totalmente gratuito, mais de 70 pessoas marcaram presença e contou com autoridades eclesiásticas e diversos órgãos, entre eles, ministério público, prefeitura municipal, SEBRAE, associação comercial, demais empresários e membros da comunidade local.

De acordo com a Assessoria de Polícia Comunitária da SSP/TO a finalidade do curso de Agente Comunitário de Segurança foi em promover a criação do Conselho Comunitário de Segurança em Araguatins (CONSEG), com a participação da comunidade.

O curso seguiu com as temáticas: Funções Constitucionais das Polícias; Reconhecendo Situações de Risco e Mobilização Comunitária e Rede Comunitária de Segurança. Além do capitão Monteiro e agentes da Polícia Civil, policiais militares do 9º BPM tiveram participação como docentes na realização do curso. Em nome do Proerd, 1º tenente Vágner falou sobre prevenção ao uso de drogas ilícitas e o indevido uso das drogas lícitas. Tenente Auricélio sobre situações de risco, incluindo roubo, furto e demais crimes.

No sábado, o encerramento do curso se deu com a criação provisória do Conselho Comunitário de Segurança em Araguatins onde foram escolhidas seis pessoas da comunidade para comporem a diretoria: presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretário e ainda 1º e 2º tesoureiro. Como membros natos do CONSEG foram escolhidos dois policiais, um da Polícia Militar e outro da Policia Civil. Ao final, os concluintes receberam certificado de participação emitido pela Secretaria da Segurança Pública.

O CONSEG é uma entidade sem fins lucrativos, de adesão voluntária e que se reúne normalmente uma vez por mês ou em ocasiões especiais, quando necessário. Além de discutir estratégias para o enfrentamento dos problemas de segurança pública da comunidade, a organização atua também no desenvolvendo projetos educativos, sociais, culturais, esportivos e ambientais, sejam eles de iniciativa própria (do CONSEG) ou em parceria com antes públicos e privados.


A previsão é que mais duas cidades da região, Augustinópolis e Axixá sejam comtempladas ainda este ano com a criação do CONSEG. 









Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em Destaque

9º Batalhão da PM realizou Confraternização de Fim de Ano em Augustinópolis