Seja bem-vindo. Hoje é .

Anúncio

Em Araguatins, PM realiza passagem de comando, recebe novas viaturas, entrega diplomas de curso de identificação veicular e participa da inauguração do CPM Unidade VI


ASCOM/9º BPM – 02/03/2018 – Na manhã dessa sexta-feira, 02, em Araguatins, o comandante-geral da PM, coronel Edvan de Jesus Silva juntamente com o governador do Estado, Marcelo Miranda, participaram da solenidade de passagem de comando do 9º Batalhão da Polícia Militar (9º BPM). Ainda foram realizados o lançamento da sexta unidade do Colégio da Polícia Militar (CPM), a formatura de mais uma turma no Curso de Identificação Veicular, a entrega de novas viaturas, a inauguração da base da Força Tática e houve destaque para o início das atividades da “Escolinha Comunitária de Esporte”.

Passagem de comando e perfil do novo gestor da Unidade

A passagem de comando aconteceu no ginásio do CPM- Unidade VI. Saiu o major Valdeone Dias da Silva e assumiu o major Weslley Dias Costa. O comandante que foi substituído recebeu referência elogiosa do coronel Edvan, em seguida fez um breve discurso durante sua atuação no comando do 9º BPM.

O novo gestor da unidade, major Weslley Dias Costa, tem uma grande experiência operacional. Ele é natural de Tocantinópolis, filho de Salomão Sousa Costa e Eufrozina Dias Cardoso; casado com Nayara Mariano Silva e pai de Ana Loren.

O major W. Costa ingressou na Polícia Militar em 2004, dentre as funções exercidas destacam-se: comandante das Rondas Ostensivas Tático Metropolina (Rotam), em Palmas; subcomandante do 2º Batalhão da PM, em Araguaína e por último estava exercendo a função de subcomandante do 6º Batalhão, na capital.

O oficial possui as seguintes formações: barachel em Segurança Pública pela Academia pela Academia Polícia Militar Tiradentes, bacharel em Direito pela Universidade Federal do Tocantins. Tem ainda especialização em Segurança Viária também pela Universidade Federal do Tocantins.

Na ocasião, o governador do estado, Marcelo de Carvalho Miranda, elogiou o trabalho desenvolvido pela PM do Tocantins e agradeceu o trabalho do comandante substituto e substituído que em muito contribuíram para a manutenção da segurança pública na região do Bico do Papagaio.

Inauguração do Colégio da Polícia Militar – Unidade VI

O Centro de Ensino Médio Professora Antonina Milhomem tem 3.074,9 metros quadrados de área construída, iniciou as atividades em fevereiro de 2001 e a partir desse ano passa a sediar a sexta unidade do CPM. O Colégio tem capacidade para atender 1.100 alunos, distribuídos em 13 turmas do Ensino Médio.

Para o comandante geral da PM, coronel Edvan de Jesus Silva, “o Governo e a Polícia Militar estão demonstrando que cuidam do presente e do futuro de nosso estado. Com a inauguração de mais uma unidade do Colégio da PM, que irá beneficiar centenas de crianças e adolescentes, a corporação tem consciência da responsabilidade no processo de ensino-aprendizagem que tem rendido bons frutos nas unidades já implantadas, que são reconhecidas pela qualidade de ensino e de valorização dos preceitos cidadãos”, declarou.

O nome do Colégio foi uma homenagem à matriarca da família Milhomem, residentes no município. Ela foi professora, diretora de escola, além de vereadora e prefeita interina. Antonina Milhomem faleceu aos 90 anos de idade, mas deixou um legado que foi reconhecido pela comunidade de Araguatins.

Em seu discurso, o governador Marcelo Miranda, destacou que tem recebido diversas demandas de solicitação de implantação de Colégios da Polícia Militar. E que a vontade de sua gestão é continuar dando apoio tanto à Secretaria de Educação e Cultura (Seduc) quanto à PM para fomento dos colégios estaduais como um todo.

Curso de Direção Veicular

Durante a solenidade houve a entrega dos certificados aos concluintes do 14º Curso de Identificação Veicular. Ao todo 25 policiais formaram e estão mais capacitados para continuar os trabalhos preventivos e de fiscalização veicular.

O curso tem como objetivo nivelar os conhecimentos práticos e teóricos na detecção de fraudes em veículos, bem como formar novos multiplicadores. Através das técnicas de identificação mais de 700 veículos com registro de furto/roubo foram recuperados desde a formatura da primeira turma. Em todo o Estado já foram formados 341 policiais militares.

Entrega de viaturas

No evento o comandante-geral da PM, coronel Edvan de Jesus Silva recebeu simbolicamente das mãos do governador, Marcelo Miranda, as chaves das viaturas. Ao todo cinco carros foram entregues pelo governo do Estado, os novos veículos vão substituir a frota antiga. São investimentos que refletem na melhoria da prestação de serviço a sociedade do Bico do Papagaio. Desde o início desse ano a Polícia Militar recebeu 87 viaturas.

Inauguração da base da Força Tática

A construção da base da Força Tática foi iniciada em 2017, com recursos dos policiais militares em parceria com o Poder Judiciário, Ministério Público, comerciantes, empresários e demais representantes da comunidade. O local servirá para o aquartelamento das equipes, bem como a guarda de equipamentos.

A Força Tática é formada por policiais militares que passaram por um curso de qualificação profissional de 30 dias. Eles realizam o patrulhamento tático ostensivo e prestam apoio as viaturas de área em ocorrências de maior complexidade.

Projeto Social

Em outro momento foi apresentado o projeto da Escolinha Comunitária de Esportes, reflexo da parceria entre a PM e a prefeitura de Araguatins. O objetivo é abrir as portas do quartel para as crianças e apoiá-las para que se tornem cidadãs mais conscientes e com melhores perspectivas para o futuro.  

Não é pretensão formar atletas, mas um público com valores morais e éticos, além incentivar a disciplina, o amor ao próximo, respeito, liderança e senso de justiça.

O comandante geral da PM, coronel Edvan, afirma que, com a inauguração do CPM de Araguatins, da base da Força Tática, do inicio de atividades da Escolinha Comunitária de Esportes, a entrega de viaturas, a formação de militares no curso de identificação veicular e a passagem de comando do 9º Batalhão, a comunidade tem a certeza de que a corporação e o Governo do Estado estão trabalhando em prol de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos da região do Bico do Papagaio, assim como no restante do estado.


Tanto no que diz respeito à qualificação do efetivo policial, de estrutura física e condições de trabalho para melhorar o policiamento local, como em ações comunitárias a fim de garantir que os jovens tenham uma educação exemplar e acesso a esportes gratuitamente, declarou o comandante geral da PM. (Foto e infomações Ascom PMTO)
Foto Paulo Palmares - VB







Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em Destaque

PM prende dois homens acusados de tráfico de drogas em Araguatins