Seja bem-vindo. Hoje é .

ÚLTIMA POSTAGEM


Subcomandante do 9º BPM realiza palestra em escolas de Araguatins durante visita Cidadã

ASCOM/9º BPM – 1º/03/2019 – O subcomandante do 9º Batalhão da PM em Araguatins, capitão Sandro de Lima Silva, realizou nessa quinta-feira, 28, visita cidadã em duas escolas da cidade, onde na ocasião ministrou palestras para os alunos das unidades escolares.

No período da tarde, capitão Sandro esteve na escola estadual Leônidas Gonçalves Duarte, onde palestrou para cerca de 100 alunos dos 7º e 8º ano, abordando sobre: “Disciplina no Ambiente Escolar”.

O oficial destacou sobre o conceito de disciplina, enfatizando o conjunto de regras e normas que são estabelecidas por grupos, dentre outros.

Capitão Sandro pontuou sobre causas, consequências e outros fatores que afetam o emocional do aluno, gerando como consequência, a queda de rendimento escolar e desgaste na relação do professor com os alunos.

O oficial finalizou destacando algumas soluções amenizadoras para a problemática, entre elas, o engajamento da família; atividades que estimulem o senso de cooperação e igualdade; sentimento de justiça; convívio harmonioso, e regras de convivência em sala de aula.


Já no período noturno de ontem, a visita cidadã contemplou a escola municipal Professora Nair Duarte. Capitão Sandro falou sobre os entorpecentes com base ao tema: “Drogas, Saiba dizer Não!”. Cerca de 140 alunos da 5ª à 8ª série da Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre eles, alguns menores de 18 anos, foram contemplados com a exposição.

O palestrante frisou sobre o conceito de drogas; sua classificação e o por que das pessoas fazerem uso delas. Capitão Sandro finalizou abordando os efeitos das drogas em todas as áreas da vida humana e como evitar o envolvimento com elas.

Em todas as palestras, capitão Sandro fez questão de destacar, que a maneira de vencer todos esses desafios é o envolvimento dos pais na vida dos filhos. “A participação dos pais na educação dos filhos, é semelhante a Segurança Pública; dever do Estado com a participação da sociedade”, disse ele.

Na tarde desta sexta-feira, 1º de março, a visita escolar será na zona rural. A escola municipal Rui Barbosa no povoado Taquarizinho, município de Araguatins, recepcionará o capitão Sandro.

Além da visita, o oficial participará da reunião de pais e mestres. No encontro, o subcomandante estará abordando assuntos pertinentes a Segurança Pública e a participação de cada cidadão na promoção da cultura de paz.

VISITA CIDADÃ

A visita escolar ou cidadã são ações de Polícia Comunitária e é parte integrante do manual de Procedimento Operacional Padrão (POP) usado pela Polícia Militar. O manual é conhecido como “a Bíblia do policial militar”.

De acordo com o POP, a visita consiste no ato do policial deslocar-se às residências, às escolas, às igrejas, aos estabelecimentos comerciais ou a outro local de interesse da Segurança Pública, a fim de colher informações, captar necessidades e repassar as orientações necessárias ao incremento da segurança, além de se integrar de maneira proativa na vida social da comunidade, instigando a sociedade na busca de seus anseios.

No 9º BPM, a presença da PM nas escolas da região vem acontecendo há tempos e é parte integrante da metodologia do projeto social do Batalhão, “Cidadão do Futuro: Resgatando o Civismo”.

O projeto Cidadão, parte das ações que vem sendo desenvolvidas na gestão do comandante, major Weslley Costa, possui três eixos: o policial nas escolas, o aluno no quartel e palestras sobre diversos temas nas unidades escolares.


Postar um comentário

0 Comentários