Seja bem-vindo. Hoje é .

ÚLTIMA POSTAGEM


Estandarte e heráldica do Curso de Formação de Praças (CFP) do 9º Batalhão da PM em Araguatins


Estandarte e heráldica do Curso de Formação de Praças (CFP) do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), em Araguatins, Bico do Papagaio, norte do Tocantins. 

15/06/2022 - Ascom 9º BPM 

O Curso de Formação de Praças (CFP), polo de formação do 9º BPM em Araguatins, já possui seu estandarte. A insígnia foi criada para identificar a passagem dos alunos do CFP do 9° Batalhão. 

De acordo com a heráldica (sistema de identificação visual e simbolismo), os elementos do brasão, da flâmula e do estandarte foram criados com intuito de homenagear a região que hoje acolhe a os novos militares, e cumpre sua missão constitucional. Portanto, no brasão, há uma alusão aos elementos geográficos mesclados com os elementos militares como também do Estado do Tocantins.

Vejamos:

FAIXA AZUL: representa o elemento água em abundância.

FAIXA BRANCA: simboliza a paz.

FAIXA AMARELA OURO: representa o rico solo tocantinense.

SÍMBOLO DO CFP/2022: se trata de um brasão, derivado do brasão do 9° BPM, com faixas superiores e inferiores com a nomenclatura do curso e da Unidade Policial Militar, na cor caqui em alusão ao uniforme de Policiamento Ostensivo Ordinário (5° A), e suas divisas representando o encontro dos rios Araguaia e Tocantins.

ESCUDO: representa a proteção dos cidadãos biquenses.

ESTRELA DOURADA: como sendo a representação do comando da unidade.

BUCANEIROS: significa a força e coragem da Polícia Militar.

MAPA DO BICO DO PAPAGAIO EM AZUL: o qual representa a abundância em água na região.

PALMEIRA: vegetal típico da região e também como referência as suas riquezas e cultura.

QUADRANTES DO ESCUDO: estão nas cores verdes e amarelo areia, com a cor verde representando a vegetação da região que fica numa área de transição do Serrado com a Amazônia legal, e a amarela em alusão a areia das diversas praias da localidade.

PONTO INDICANDO A LOCALIZAÇÃO DE ARAGUATINS NO MAPA: se trata de uma homenagem à primeira turma do Curso de Formação de Soldados (CFSD), formada em 1992 em Araguatins. Agora em 2022, a turma está completando 30 anos.

O CFP no polo de formação em Araguatins tem como coordenador o capitão QOPM Fábio Alves Ferreira Silva, subcoordenador 2º tenente QOA Edmar Silva Miranda e os monitores cabo QPPM Rubsom Alves de Araújo e cabo QPPM Vonilson Lopes da Silva.

CLIQUE AQUI e veja a heráldica completa






Postar um comentário

0 Comentários